NOSSO CORPO - UMA USINA DE ENERGIA

_______________

Os povos da China e da Índia, desde um tempo muito distante, reconheciam nosso corpo como uma usina de processamento de energia, numa troca constante com a energia vital chamada por eles de “prana”.


O nosso corpo físico é um conjunto de órgãos ossos, músculos e sistemas interligados de processamento de fluídos e de elementos sólidos e de inúmeros centros de processamento de energia a que os orientais denominaram “chakras”. Inúmeros são estes chakras no nosso corpo. Os mais conhecidos, chamados de “básicos” são em número de 7, em linha reta, desde a base da coluna até o topo da cabeça. Os chakras abaixo do local do nosso coração são em número de 3, conectados aos aspectos ligados à nossa vida material neste planeta, à nossa sobrevivência, à reprodução e ao processamento de sólidos e de líquidos dos órgãos responsáveis pela nossa saúde e resistência física. Estes processos cumprem ciclos que se completam no descarte de todos os elementos que não são mais aproveitáveis, que o nosso sábio corpo realiza para a manutenção da nossa existência.


Os chakras, de baixo para cima, até alcançar o coração são: “básico”, “sexual” e “plexo solar”.


Continuando em direção ao topo da cabeça, temos o chakra “cardíaco”, que processa a energia dos nossos sentimentos, definindo o trajeto das energias do corpo físico mais relacionadas ao aspecto voltado para energias menos materiais, mais sutis, mais espirituais.


Na região do coração, o chakra “cardíaco” corresponde ao local que concentra fortemente os nossos sentimentos e pensamentos e de processamento do fluido sanguíneo.


Assim, continuando nosso roteiro pelo chakras acima do coração, nos deparamos com o chakra “laríngeo”, centro da expressão de nossos pensamentos e sentimentos.


Em seguida, passamos para o ponto conhecido como “terceiro olho”, endereço da nossa glândula pineal, a nossa antena interna para captar energias sutis, nossa intuição, nossa inspiração, nosso contato com as energias espirituais.


Esta glândula fica bem protegida, dentro do nosso cérebro, nos conectando com as energias ligadas a nossa evolução como seres energéticos, nossa percepção sensorial, nossa criatividade e inspiração. Os artistas e sensitivos as tem muito ativas.


Acima, no topo da cabeça, temos o chakra da coroa ou “coronário”. Também ligado à antena sensitiva da glândula pineal, representa o nosso acesso direto ao universo da Criação.


A coroa que reis e rainhas usam simboliza a sua “superioridade” sobre a humanidade por seu destino “divino” de comandar como “iluminados” (sem comentários a respeito).


Assim, vamos percebendo que nós, seres humanos, somos verdadeiras usinas de processamento de energia, desde a manutenção física de nossa existência até o processamento de energias sutis, cada vez mais votadas para o chamado “sobrenatural”.


Embora os chakras localizados abaixo do coração sejam voltados à manutenção da vida física, seu funcionamento está intimamente relacionado às energias invisíveis, embora poderosas, conhecidas como sentimentos e emoções.


Nossas emoções são determinantes para o bom funcionamento de todo o nosso corpo. Por esta razão, a cada dia surgem novas alternativas de tratamentos terapêuticos para nos ajudar a melhor administrarmos nossos sentires, para conquistarmos uma vida plena de harmonia para cumprir com nosso propósito nesta vida.