SEMENTES DE LUZ - ALICE BAILEY

_______________

Alice Bailey – nascimento : Alice La Trobe Bateman

 

-16 jun. 1880 – Manchester, Inglaterra

 

– 15 dez. 1919 – N. York, Estados Unidos da América

 

Nasceu em plena época vitoriana em uma família abastada que professava a fé na religião Anglicana, religião em que foi criada. Ficou órfã de pai e mãe muito cedo, tendo sido criada por uma tia, juntamente com seu irmão.

 

Em sua adolescência se “encontrou” com um homem de aparência oriental, mais tarde identificado como Kuthumi ( Koot- Hoomi) seu instrutor.

 

No entanto, mais tarde, Djwal Khul que era um pintor, parceiro de Mestre El Morya e de Kuthumi, foi o Mestre tibetano que se tornou seu parceiro para elaboração de suas obras e divulgação de conceitos espiritualistas.

 

Djwal Khul participou da criação da “Sociedade Tesófica” junto com El Morya e Kuthumi.

 

Em 1898, com 18 anos, passou a trabalhar em trabalhos domésticos e dirigindo sessões e sermões evangélicos, participando das atividades de evangelização em conexão com o Exército britânico e a Associação Cristã de Moços, o que a levou a ir morar na Índia.

 

Aos 20 anos, em 1900, Alice Bailey começou a trabalhar em diferentes obras cristãs, se tornando independente financeiramente.

 

Em  1907, na Índia, conheceu Walter Evans, com quem se casou.

 

Walter Evans tornou-se pastor da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, o que os levou a residir neste país.

 

Em 1915, quando já tinha 3 filhos, separou-se de Walter Evans, passando então por situações de muita dificuldade financeira, tendo inclusive trabalhado como operária em uma industria de sardinha em lata para sustentar-se e aos 3 filhos.

 

Entre 1917 e 1919 se integrou à “Sociedade Teosófica” logo se mudando para a sede em Krotona, Estados Unidos, ocupando uma posição de influência.

 

Na “Sociedade Teosófica”em 1919 conheceu Foster Bailey, secretário nacional da “Sociedade”.

 

Em 1921 casou-se com Foster Bailey, com quem teve 3 filhas. Ele se tornou seu companheiro inseparável, que a acompanhou em toda sua trajetória.

 

Entre 1919 e 1949 (ano de seu falecimento) Alice Bailey escreveu inúmeras obras de caráter espiritualista e esotérico, com a colaboração do Mestre tibetano Djwal Khul, que havia se apresentado para ela ainda na adolescência, com quem teve contato quando esteve na Índia e no Tibet. Desta parceria se originaram 24 livros.

 

Suas obras tinham o objetivo de preparar as consciências para a criação de uma nova raça no nosso planeta.

Sua obra provocou uma divisão no movimento teosófico. Alice e seu marido Foster Bailey incentivavam o retorno às teses de Blavatsky na “Sociedade Tesosófica” divergindo da posição de Annie Bessant, levando-os a se afastar.

 

Em 1922 juntamente com seu marido, fundou a “Lucis Trust Publishing Company”, para publicação de suas obras, dando início à divulgação do novo movimento esotérico internacional.

 

Através de Mestre Djwal Khul compôs a prece “A Grande Invocação”, traduzida para 70 idiomas.

 

Em 1923 ela e seu marido fundaram a “Escola Arcana”, um centro de estudos em que os participantes não eram obrigados a fazer juramentos ou assumir compromissos. Uma escola de meditação, estudos e ensinamentos esotéricos, respeitando o ponto de vista de cada um.

 

Entre as duas grande guerras mundiais, com o objetivo de procurar uma solução para os problemas da Humanidade através do diálogo, da cooperação e da boa vontade e auxiliar na conquista da união e da paz iniciou com seu marido o “Movimento da Boa Vontade”, existente até os dias de hoje.

 

O movimento da “Nova Era” se iniciou através dela, nesta época.

 

Antes de morrer, declarou : “Tenho muito a agradecer. Vivi uma existência rica e plena. Inumeráveis pessoas em todo mundo foram muito bondosas comigo.”

 

Algumas de suas obras :

“A Luz da Alma”; “Os aforismos de Yoga”; “Tratado sobre os 7 raios” (5 volumes com os temas: psicologia, cura, astrologia) ; “Problemas da Humanidade”; “A exteriorização da Hierarquia”; “Discipulado da Nova Era”;

“Um tratado sobre o fogo cósmico” ( 3 volumes); “Cura esotérica”; “Consciência do Átomo”; “Do intelecto a Intuição”; “Astrologia Esotérica”; “Iniciação humana e solar”; “Cartas sobre meditação ocultista”; “Tratado sobre Magia Branca”; “Os discípulos da Nova Era” (vol. I e II) ; “A reaparição de Cristo”; “O destino das nações”; “Miragens: um problema mundial”; “A Alma e seu mecanismo”;

“Os trabalhos de Hércules”; “Os Trabalhos de Hercules : uma interpretação astrológica”; “De Belém ao Calvário”; “Autobiografia inacabada”.

 

Youtube: “Alice Bailey e o conhecimento espiritual”/ Semana do Mestre“

Youtube : “Quem foi Alice Bailey? Crescimento Espiritual por Reflexão da Consciência”

Youtube: “Palavras de Alice Bailey”