SEMENTES DE LUZ - ALLAN KARDEC

_______________

Nome de nascença : Hippolyte Léon Denizard Rivail

 

Nasceu em 03 out. 1804 em Lyon, França e faleceu em 31 março 186 em Paris, França.

Seu pai era um juiz em Lyon.

 

Iniciou seus estudos básicos em Lyon e com 10 anos de idade foi transferido para a Suíça, para estudar no “Instituto Pestalozzi”.

 

Pestalozzi só admitia a disciplina do dever, da afeição e do amor, sem qualquer tipo de coerção ou de ameaça estimulando o medo.

 

No “Instituto Pestalozzi” não havia castigos nem recompensas. As portas da escola permaneciam abertas e os alunos podiam entrar e sair quando quisessem, mesmo assim eram raros os alunos que abandonavam as aulas.

 

Allan Kardec foi muito influenciado pelos anos em que estudou no Instituto Pestalozzi, tornando-se pedagogo em 1824.

 

Retornando da Suíça foi lecionar em Paris.

 

Em 1824 publicou seu primeiro livro em 2 volumes: “Curso prático de Aritmética” que foi reeditado por 50 anos seguidos.

 

Como dominava vários idiomas: Inglês, Holandês, Alemão, Italiano e Espanhol, traduziu várias obras didáticas de Educação.

 

Tinha grande interesse em assuntos relacionados a magnetismo, pesquisou em profundidade as obras de Mesmer (1733- 1815) grande pesquisador do magnetismo animal. Passou a fazer parte da “Sociedade de Magnetismo de Paris” se tornando um magnetizador.

 

Acreditava que somente através da Educação o ser humano poderia evoluir.

 

Em 1826,fundou em Paris o “Instituto Técnico Rivail”, inspirado nos conceitos de Pestalozzi, graças à ajuda financeira de um tio. Sua escola produziu bons frutos e logo passou a ser muito bem conceituada em Paris.

Em 1828 criou para a Educação da França um Plano para a melhoria da Educação pública.

 

Em 1831 publicou 3 livros voltados para a área da Educação : “Memória sobre a instrução pública”; “Gramática francesa clássica de acordo com o novo Plano” e “Qual o sistema de estudos mais em harmonia com as necessidades da época?”.

 

Em 1831 conheceu Amélie Gabrielle Boudet, professora de Letras e de Belas Artes e se casaram  em 1832, passando a residir na mesma casa do “Instituto Técnico Rivail”.

 

Em 1834 seu tio contraiu uma grande divida no jogo e Rivail foi obrigado a fechar a escola para pagar ao tio o que lhe havia emprestado o dinheiro para abrir o “Instituto”, pondo um ponto final em seu sonho.

 

Com o valor que havia lhe restado em dinheiro, investiu em negócios com um amigo empresário, que pouco tempo depois foi a falência e lá se foi o dinheiro de que dispunha até então.

 

Iniciou então novas atividades para poder se sustentar, realizando um trabalho de Contabilidade para 3 empresas, traduzindo livros e ministrando aulas particulares à noite.

 

De 1835 a 1840, ele e sua esposa organizaram cursos gratuitos que ele ministrava em sua casa para alunos pobres, ensinava:  Química, Física, Anatomia e Astrologia.

 

Suas obras passaram a ser adotadas pela Universidade da França, lhe rendendo um bom dinheiro.

A esta época, a França, assim também, como alguns países da Europa, já havia se liberado da opressão e perseguição da Igreja Católica e de sua Inquisição, graças a Napoleão.

 

Muitos pesquisadores se dedicavam aos estudos sobre magnetismo e comunicação com os espíritos. Na Suécia se destacava o sábio Swedenborg; na Alemanha, o medium Gottlieben-Dittus e outros. Divulgavam suas pesquisas através de publicações, dando início às sementes em que frutificaria o Espiritismo através de Allan Kardec.

 

Grandes personalidades, cientistas e pesquisadores se reuniam em torno das chamadas “mesas girantes” e de práticas de desenvolvimento de fenômenos espíritas.

 

Em 1852 Allan Kardec iniciou suas pesquisas dos fenômenos da “escrita mediúnica”. Um espírito que se apresentava como um “espírito familiar” dizia que já havia convivido com ele na Gália nos tempos dos druidas, em encarnações anteriores e passou a orientar o seu trabalho. Este espírito contou que àquela época em que conviveram, Rivail se chamava Allan Kardec.

 

A partir desta informação, passou a usar o pseudônimo de Allan Kardec, optando pelo seu anonimato.

Em 1857 publicou o “Livro dos Espíritos”, com estrondoso sucesso e em 1860 publicou sua edição revisada.

Fundou a “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”, tendo sido seu presidente até sua morte.

 

Em 1858 iniciou a publicação da “Revista Espírita” com interessantes artigos sobre suas experiências em torno da comunicação com os espíritos.

 

Em 1861 publicou o “Livro dos médiuns – parte experimental e científica”.

 

Em 09 de outubro de 1861 por ordem da Inquisição, foram queimados na Espanha, em Barcelona, diversas obras de cunho espírita, inclusive “O Livro dos Mediuns”, de Allan Kardec.

 

Em 1864 publicou o livro “Envangelho segundo o Espiritismo”.

 

Em 1865 publicou o livro “O Céu e o inferno – a justiça de Deus”.

 

E, 1868 publicou o livro “Gênese”.

 

Quando escrevia um livro sobre magnetismo e sua relação com o Espiritismo fez sua passagem aos 64 anos,  vitima de um aneurisma.

 

Veja no Youtube: Kardec – O Filme

Veja no Youtube : O Espiritismo de Kardec aos dias atuais.

Veja no Youtube: Allan Kardec – O Educador

Veja no Youtube: Nos passos de Kardec